Foto: Espinosa(MG)
Clube 91,5
A Polícia Civil (PC) informou, nesta sexta-feira (6) a prisão de dois suspeitos do esquema de crimes do INSS no Norte de Minas.
A Operação Vox Vacua, que combate a um esquema criminoso contra aposentados, pensionistas e pessoas em situação de vulnerabilidade social, foi deflagraa ontem (5) nas cidades de Jaíba, Verdelândia e Espinosa.
Entre os presos, o principal suspeito de liderar o grupo. Também ocorreram apreensão de bens e bloqueio de contas bancárias dos envolvidos.
A investigação identificou a prática de estelionato, lavagem de dinheiro, uso de documentos falsos e comércio irregular de medicamentos controlados.

Verdelândia (MG), uma das cidades onde benefeciados do INSS foram lesados
Modo operante da prática criminosa
De acordo com a PC, os criminosos abordavam beneficiários do INSS, como idosos e gestantes, oferecendo empréstimos falsos para coletar documentos, assinaturas e fotos.
De posse dessas informações, o grupo abria contas bancárias em nome das vítimas, transferia benefícios para instituições financeiras envolvidas no esquema e usava os dados para transações ilícitas como Pix, cartões de crédito e ações judiciais fraudulentas.

Jaíba (MG) também foi alvo da operação contra as fraudes do INSS
Durante o cumprimento de dez mandados de busca e apreensão, foram recolhidos celulares, computadores, cartões de crédito, procurações em branco, anotações com senhas, medicamentos controlados e munições. Três veículos foram sequestrados, e oito investigados tiveram sigilos bancário e fiscal quebrados, além do bloqueio de contas e CNPJs.
A operação contou com o apoio da Delegacia Regional de Janaúba (MG) e foi coordenada pelo 11º Departamento da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).