Início GERALANVISA PROÍBE COMERCIALIZAÇÃO DE TRÊS MARCAS DE CAFÉ COM SUSPEITA DE TOXINA CANCERÍGENA

ANVISA PROÍBE COMERCIALIZAÇÃO DE TRÊS MARCAS DE CAFÉ COM SUSPEITA DE TOXINA CANCERÍGENA

por Indesconectável
10 visualizações

Clube 91,5 FM

Três marcas famosas de café estão proibidas de fabrica, comercializar e distribuir o produto em pó após identificação de ocratoxina A, substância potencialmente cancerígena.

O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (2 de junho) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os produtos são das marcas Café Oficial, de São Paulo; Melissa, do Paraná; e Pingo Preto, de Santa Catarina.

Segundo a resolução publicada pela Anvisa, todos os lotes desses cafés devem ser imediatamente recolhidos do mercado. Também estão vetadas qualquer forma de propaganda, distribuição ou uso dos produtos.

O órgão informou que, além da toxina, foram encontradas “matérias estranhas” nos produtos, evidenciando falhas nas boas práticas de fabricação, desde a seleção da matéria-prima até o controle de qualidade.

Essa não é a primeira vez que as marcas são alvo de fiscalização. Em março deste ano, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) já havia desclassificado os mesmos cafés devido à presença de impurezas.

Na ocasião, o diretor da Associação Brasileira das Indústrias de Café (ABIC), Celírio Inácio, alertou que os produtos eram fabricados a partir de resíduos de lavouras, o que representava risco à saúde dos consumidores.

A Anvisa reforça que a medida visa proteger a saúde pública e recomenda que os consumidores não utilizem produtos dessas marcas.

Este artigo foi útil?
SIm0Não0

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Presumimos que você concorda com isso ao continuar ACEITAR

Política de Privacidade
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00