Foto: Coopemapi/Ascom
Fonte: Clube91.5FM
Os apicultores da Coopemapi — Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas, com sede em Bocaiuva (MG) — marcaram presença em uma feira internacional realizada em Dubai, considerada uma das principais vitrines globais para negócios e parcerias comerciais.
O evento foi encerrado nesta semana e contou com a participação de representantes de mais de 120 países.
Durante a feira, a cooperativa apresentou diferentes produtos derivados do mel. Segundo o gerente comercial da Coopemapi, Herciliano Carneiro, a entidade vem se preparando há anos para atuar no mercado externo. “Já temos comercialização com países como Bélgica, Estados Unidos e Alemanha, e, nesta feira, conseguimos estabelecer relações com novos clientes”, afirmou à rádio Clube 91,5 FM.
Herciliano destacou ainda que o principal foco da cooperativa é o mel de aroeira, que possui denominação de origem — sendo o único do mundo com esse reconhecimento. De acordo com ele, o produto tem propriedades medicinais e é utilizado no combate e tratamento de doenças, conforme estudos científicos da Fundação Ezequiel Dias.
O secretário-adjunto de Agricultura de Bocaiuva, José Valter Alves, conhecido como “Valtinho da Emater”, ressaltou o apoio à produção sustentável e ao manejo da atividade apícola no município e na região. Ele também destacou o fortalecimento da agricultura familiar por meio de programas como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que têm ampliado a comercialização de hortifrutigranjeiros e impulsionado setores como a apicultura e a piscicultura.
Segundo os apicultores a participação no evento abriu as portas para as exportações e atrair novos compradores.
Foto: Coopemapi/Ascom
Foto: Coopemapi/Ascom
Foto: Coopemapi/Ascom
Foto: Coopemapi/Ascom
Foto: Coopemapi/Ascom
Foto: Coopemapi/Ascom
DE QUE TRATA A GULFOOD:
A Gulfood 2026 será realizada entre os dias 26 e 30 de janeiro, em Dubai, reunindo mais de 5 mil expositores de 120 países e atraindo cerca de 150 mil visitantes qualificados, entre compradores, líderes do setor e formadores de opinião da indústria de alimentos e bebidas.
Nesta edição, a feira passará por uma expansão histórica e acontecerá simultaneamente em dois espaços: o tradicional Dubai World Trade Centre (DWTC) e o novo Dubai Exhibition Centre (DEC), na Expo City.
A divisão dos pavilhões foi planejada para organizar melhor os setores da cadeia produtiva.
No DWTC ficarão os segmentos de proteínas, carnes e bebidas. Já o DEC receberá os setores de world food, grãos e pulses, além de áreas voltadas à inovação, sustentabilidade, tecnologia para a indústria e startups.
O Pavilhão do Brasil contará com a participação de até 95 empresas, distribuídas nos principais halls da feira, reforçando a presença brasileira no mercado internacional e ampliando oportunidades de negócios e parcerias estratégicas.
A Gulfood é considerada uma das maiores plataformas globais para geração de negócios no setor, oferecendo visibilidade internacional e acesso direto a mercados de alto potencial.








