Foto: Redes Sociais/Divulgação
Fonte: Clube91.5FM
A Polícia Civil concluiu o inquérito que investigava a morte de um paciente de 68 anos em João Pinheiro, no Noroeste de Minas Gerais, após uma pinça cirúrgica ter sido esquecida dentro do abdômen durante um procedimento realizado no Hospital Municipal Antônio Carneiro Valadares.
De acordo com as investigações, o homem passou por uma cirurgia de urgência em dezembro de 2025 e apresentou piora no quadro clínico nos dias seguintes. Exames de imagem realizados posteriormente identificaram a presença de um instrumento metálico de aproximadamente 14 centímetros na cavidade abdominal.
Após a descoberta, o paciente precisou ser submetido a uma nova cirurgia para retirada da pinça e tratamento de uma infecção. Mesmo com os procedimentos, o quadro evoluiu para choque séptico, e ele morreu em 24 de dezembro de 2025.
O laudo pericial apontou que o objeto esquecido contribuiu para o agravamento do estado de saúde da vítima. Três profissionais de saúde — o médico cirurgião, a médica auxiliar e o instrumentador cirúrgico — foram indiciados por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
Segundo a Polícia Civil, a investigação identificou falhas no cumprimento de protocolos de segurança cirúrgica, como a conferência dos materiais utilizados e a revisão da cavidade abdominal antes do fechamento da cirurgia. O caso foi encaminhado ao Ministério Público, que irá analisar o inquérito e decidir sobre eventual denúncia à Justiça.

