Clube 91,5 FM
Uma operação conjunta das Polícias Civis da Bahia e de Minas Gerais foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (29), em Montes Claros (MG), em cumprimento a mandados judiciais contra suspeitas de envolvimento no golpe conhecido como “falsa garota de programa”.
Denominada Falsus Meretrix, a operação é resultado de investigações conduzidas pela 1ª Delegacia Territorial (DT) de Vitória da Conquista (BA), com apoio do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) da Polícia Civil (PC) baiana.
De acordo com as investigações, o crime envolveu extorsão, estelionato e lavagem de dinheiro.
Em novembro de 2024, uma vítima, moradora de Vitória da Conquista passou a ser alvo de ameaças após cancelar um encontro com uma suposta garota de programa que havia conhecido por meio de um site adulto.
A vítima recebeu diversas mensagens ameaçadoras via WhatsApp, incluindo vídeos de criminosos armados intimidando sua família, e foi coagida a realizar transferências bancárias via PIX.
As investigações identificaram que as beneficiárias das transferências residem em dois bairros, em Montes Claros, aqui no Norte de Minas.
Apesar de declararem uma renda inferior a um salário mínimo, as suspeitas movimentaram aproximadamente R$ 100 mil em um período de quatro meses, conforme apontou o levantamento realizado pela PC da Bahia.
As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Vitória da Conquista (BA).
As investigações seguem em andamento, com o objetivo de identificar todos os integrantes da organização criminosa responsável pelo golpe.