Clube 91,5 FM
Os prefeitos do Norte de Minas reivindicam junto ao governo do estado o adiamento do início do ano letivo nas escolas públicas, por causa dos danos causados pelas chuvas, que danificaram várias estradas rurais, impedindo o fluxo dos veículos do transporte escolar.
Neste propósito, eles contam com apoio de entidades municipalistas como AMAMS, CIMAMS e CODANORTE.
O início do período escolar está previsto para 10 de fevereiro.
Na avaliação dos prefeitos, a mudança da data não prejudica o ano escolar, tendo em vista que serão cumpridas a lei de diretrizes básicas, que exige 200 dias letivos.
As intensas chuvas que cairam neste mês danificaram bastante as estradas rurais, que precisam ser consertadas para uso do transporte escolar.
Intervenções de recuperação de danos das chuvas
Em Bocaiuva, alguns trechos ficaram interrompidos, em virtude do elevado índice do volume de chuva, acima da normalidade, não só na região, mas em todo o Estado.
Em Boletim, divulgado nesta segunda-feira (20), a assessoria de Comunicação da Prefeitura, relatou o seguinte cenário:
A Secretaria de Obras e Defesa Civil realizaram a inspeção da ponte de Pedregulho(Caçaratiba) que liga Bocaiuva à Turmalina e da ponte do rio Macaúbas, próximo à Barra da Ilha para planejamento do início da recuperação das cabeceiras danificadas pelas fortes chuvas; e a recuperação da passagem do rio do Sítio já foi iniciada.
Quanto ao acesso aos Distritos de Macaúbas e Pedregulho, já está liberado; assim como a passagem à Terra Branca, próximo à Fazenda Sada.
Outra questão resolvida, foi a Balsa de Terra Branca, que voltou às condições normais de trafegabilidade após intervenção da Secretaria de Obras.
Desde ontem, representantes da Defesa Civil e do CRAS Rural estão prestando assistência, atendimentos e orientações, aos moradores de Machados, Pedregulho, Terra Branca, Cordeiro e Macaúbas Palmito.
Em conclusão os serviços de reparação na Comunidade de São Gregório; iniciada, a recuperação de trechos em piores condições do acesso ao Distrito de Sentinela; já foi recuperado a passagem à Comunidade de Rita Preta;
No distrito de Engenheiro Dolabela, na Barragem da Caatinga uma redução necessária da capacidade máxima, como monitoramento afim de evitar transbordamento. A comporta está aberta e o ladrão tem feito seu papel, escoando o excesso.
Área Urbana
No perimetro urbano foram feitos alguns atendimentos pontuais, mas nenhuma notificação de risco iminente.
A Defesa Civil de Bocaiuva, juntamente com a Polícia Militar (PM), Polícia do Meio Ambiente (PMA), Corpo de Bombeiro (CB) e demais Secretarias da Prefeitura Municipal vêm executando medidas emergenciais e inspeção continuada no mapeamento dos riscos de incidências de eventos naturais, amparados pelos dados instantâneos das previsões meteorológicas.
Essa ação, permite uma intervenção em casos de alertas preventivos para eliminar ou minimizar os riscos de danos materiais e humanos.


