Foto: Augusto Pinz/Divulgação
Fonte: Clube915FM
Um tornado foi registrado no fim da tarde de domingo (15 de Fevereiro) na zona rural de Encruzilhada do Sul, no Rio Grande do Sul, após a passagem de uma tempestade intensa que também afetou áreas do município de Canguçu.
O fenômeno ocorreu por volta das 18h35, nas proximidades da localidade de Arroio Abranjo, e foi filmado por moradores.
Segundo análise técnica do Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o tornado se formou a partir de uma tempestade com características típicas de supercélula — estrutura atmosférica que possui rotação interna e maior potencial para gerar eventos severos como tornados, granizo e ventos intensos.
Dados do radar meteorológico de Porto Alegre indicaram altos níveis de refletividade, compatíveis com tempestades fortes. Ainda conforme os especialistas, segue em apuração se os danos registrados foram causados diretamente pelo funil do tornado ou por rajadas associadas ao sistema meteorológico.
A Defesa Civil havia emitido alerta para tempestades e chuvas intensas poucos minutos antes do registro do fenômeno, apontando risco elevado de ventos fortes e queda de granizo na região sul do estado.
O episódio reforça o cenário de instabilidade atmosférica no Sul do país e mantém o alerta para a possibilidade de novos eventos climáticos severos em períodos de fortes tempestades.


