Início ESPORTEPROTOCOLO ANTIRRACISTA DA FIFA É ACIONADO EM REAL MADRID X BENFICA APÓS DENÚNCIA DE VINICIUS JÚNIOR.

PROTOCOLO ANTIRRACISTA DA FIFA É ACIONADO EM REAL MADRID X BENFICA APÓS DENÚNCIA DE VINICIUS JÚNIOR.

por Rádio Clube Bocaiúva
0 visualizações

Foto: Real Madrid/Divulgação 

Fonte: Clube915FM
O protocolo antirracista da FIFA voltou a ser acionado na última terça-feira (17 de Fevereiro), durante a partida entre Real Madrid e SL Benfica, válida pelos playoffs das oitavas de final da Liga dos Campeões da UEFA.

O árbitro cruzou os punhos — gesto que simboliza a ativação do protocolo — após o brasileiro Vinícius Júnior relatar ter sido alvo de ofensa racista.

Segundo a denúncia, o atacante argentino Gianluca Prestianni teria chamado o jogador de “mono” (macaco, em espanhol).

Criado em maio de 2024, o protocolo antirracista estabelece procedimentos para interrupção e eventual suspensão de partidas em casos de discriminação racial.

De acordo com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, o número de denúncias aumentou desde então. No futebol brasileiro, foram registradas 109 denúncias em 2024 e 124 em 2025.

Entre atletas brasileiros que atuam no exterior, 16 relataram episódios de racismo em 2024, número que subiu para 20 no ano passado.

Dos 36 casos envolvendo brasileiros fora do país nesses dois anos, 17 tiveram como vítima Vinícius Júnior. Desde 2014, o número anual de ocorrências só não apresentou aumento no comparativo entre 2023 e 2024.

O tema segue em debate no cenário esportivo internacional, com entidades e clubes reforçando campanhas e mecanismos de combate ao racismo no futebol.

Foto: Real Madrid/Divulgação 

Este artigo foi útil?
SIm0Não0

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00